• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

A ansiedade e a compulsão alimentar

April 27, 2018

 

Você se vê frequentemente em momentos de descontrole frente à comida? Aquele momento em que você está triste, muito ansioso com alguma questão, sentindo-se vazio ou com um grande incômodo? Talvez algo parecido com fome, mesmo que não tenha passado tanto tempo desde a última refeição? 

Já passou por uma situação onde viu na comida uma forma de sentir-se melhor, mas foi tomado por um descontrole e só conseguiu parar depois de consumir quantidades exageradas de alimento? 

Você já achou que comer seria a resposta para esse mal-estar, mas depois deparou-se com uma enorme sensação de culpa e arrependimento, com um grande desconforto gástrico, chegando até a passar mal pela quantidade de alimento ingerido e que no fundo em nada resolveu seu sentimento inicial?

Pois então, estes comportamentos quando recorrentes podem ser um sinal de Compulsão Alimentar. Ela é caracterizada pelo consumo exagerado de alimentos de uma só vez, podendo chegar a uma ingestão de mais de 5 mil calorias. Muitas vezes esse indivíduo não está com fome e costuma comer escondido por vergonha, até sentir-se exageradamente cheio ou passar mal devido ao exagero. Ao contrário do que muitos pensam, a pessoa compulsiva não tem controle da situação, e em alguns casos pode não se lembrar com clareza do episódio. 

Alguns gatilhos mais comuns para este episódio no dia-a-dia é a Ansiedade? Quando se está extremamente tenso e preocupado diante de uma situação, seja ela real, hipotética, futura ou presente. Afetando negativamente a sua vida. 

Descontar os sentimentos na comida é um reflexo comum em muitas pessoas, cerca de 25% da população é atingida e apesar de sentirem um certo conforto momentâneo com a ingestão de alimentos o resultado final é a frustração não apenas pelo estado emocional, que pode se tornar pior do que antes da compulsão, mas também pelo exagero no consumo e pela sensação de falta de controle. 

A compulsão é um distúrbio psicológico e deve ser tratado com o acompanhamento multiprofissional. Mudar os seus hábitos alimentares é tão importante quanto fazer acompanhamento psicológico para o tratamento da doença. 

“Emoção assumida, não vira comida” (Sophie Deram)
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo