• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Fibras Alimentares e Dislipidemias

Há muito tempo se sabe da importância do consumo adequado de fibras para prevenir e tratar os quadros dislipidêmicos. As fibras alimentares, solúveis e insolúveis, estão presentes em vegetais e não podem ser digeridas pelos seres humanos.

A fibra solúvel, quando em contato com água, forma um gel que se liga aos ácidos biliares *(liquido produzido pelo fígado com a presença de moléculas de colesterol, fundamental para a absorção de gorduras no intestino)* impedindo a reabsorção do colesterol, pois fica retido nas fezes e é excretado. Além de induzir a produção de novos ácidos biliares e diminuir o colesterol disponível no corpo, 
este tipo de fibra também passa por um processo de fermentação que produz ácidos graxos de cadeia curta, que por sua vez também auxiliam na redução dos níveis de colesterol.

Diversos estudos demonstram que o controle das dislipidemias, em especial a redução do tipo LDL Colesterol, tem sido associado à importante diminuição de problemas cardiovasculares. 
O consumo adequado deste nutriente, associado a outras práticas saudáveis, também previne o desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade, câncer e constipação intestinal.

A alimentação é um veículo importante para prevenção e tratamento de diversas doenças, já parou pra pensar como anda a qualidade da sua?

Procure uma Nutricionista!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo