• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Hipertensão Arterial e Consumo de Sódio

A Hipertensão Arterial aparece quando há certa dificuldade na passagem do sangue pelas artérias, fazendo com que o coração precise bombear com mais força, o que exige um esforço extra para que o sangue seja adequadamente distribuído por todas as partes do corpo.
Esta é uma doença silenciosa, mas suas complicações causam
danos em órgãos vitais como cérebro (AVC), coração (insuficiência cardíaca) e rins (doença renal).
Excesso de sal, viver sob estresse, peso elevado, sedentarismo e excesso de bebida alcoólica podem causar aumento da pressão. Mas é possível mantê-la sobre controle com um estilo de vida saudável, alimentação adequada e prática de atividade física.

O consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco para o aumento da pressão. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) mostram que há uma disponibilidade de 4,2g de sódio/pessoa/dia, ou seja, duas vezes maior do que o recomendado (2g sódio/dia).

Para diminuir o consumo de sal, é preciso readequar o paladar, reduzindo progressivamente o uso de sal nas preparações caseiras e o consumo de alimentos industrializados, que na maioria das vezes possuem grandes quantidades de sódio. Ao mesmo tempo é necessário que o Nutricionista desenvolva junto ao cliente atividades de educação nutricional, para que ele expanda seus conhecimentos sobre o preparo de alimentos, aprenda a fazer uso de outros temperos como alho, cebola, ervas e especiarias - o que permite não perder o sabor das preparações, usualmente acentuados pelo sal. O compartilhamento de informações sobre alimentos ricos em sódio e leitura de rótulos e embalagens a fim de promover melhores escolhas alimentares também é uma boa estratégia.
Além disso, é necessário verificar a presença outros comportamentos do indivíduo que ajudam a promover este aumento da pressão arterial, para que sejam igualmente trabalhados junto ao indivíduo.

E você, já verificou como anda a saúde do seu coração nos últimos tempos?

29 de Setembro - Dia Mundial do Coração

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo