• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Compre Local

Sabia que priorizar alimentos da agricultura familiar e produzidos em áreas próximas a onde se mora, é uma maneira de tonar sua alimentação mais sustentável?
Você sabia que até chegar a sua mesa muitos alimentos viajam dias, semanas e até meses? Já parou pra pensar o impacto que o consumo destes produtos provoca no meio ambiente?

Porque priorizar alimentos locais?

Grande parte destes são produzidos por meio da agricultura familiar. O cultivo em pequena escala, menor uso de insumos - como água, solo, fertilizantes, agrotóxicos - rotatividade de culturas e outras práticas que preservam a qualidade do solo e da área verde ao redor. São alimentos mais frescos, que não precisam de aditivos químicos que prolonguem sua durabilidade, nem de outros artifícios para aguentar longas horas de viagem, além de serem mais saborosos e de maior qualidade nutricional.

Pequenos produtores têm a liberdade de plantar espécies diversas, priorizam o cultivo de alimentos próprios de cada estação - mais abundantes, baratos e não precisam de grandes quantidades de veneno - além de muitas vezes livres de modificações genéticas. 
Menor número de embalagens são necessárias para o armazenamento e transporte, que podem ser de composição simples, sem a mistura de diferentes materiais, o que facilita a reciclagem.

Além ser melhor para você, também desencadeia uma série de benefícios, atingindo e melhorando a vida de outras pessoas envolvidas no processo. Impulsiona a economia da região produtora, já que neste tipo de agricultura a produção, o transporte e a venda dos produtos são feitos pela própria família que produz. Aumenta a renda e a qualidade de vida das comunidades e cooperativas envolvidas.
Já pensou em toda história, tradição, amor e carinho por trás destes alimentos?

Você também ajuda a diminuir o impacto ambiental causado pelas grandes monoculturas, que usam grandes quantidades insumos, como a água, - segundo a FAO 70% da água doce do planeta é consumida pela agricultura e 22% pela indústria - e outros já citados, que contaminam o solo e a água tanto da superfície quanto de lençóis freáticos. A falta de rotatividade de culturas prejudica a qualidade da terra e consequentemente do alimento nela cultivado.

Falando nisso, já parou pra pensar quantos poluentes são lançados na atmosfera durante o transporte dos alimentos que vêm de longe? E a produção do combustível utilizado?

Mas onde eu encontro esse tipo de alimento? Bom, aposto que ai próximo da sua casa, pelo menos uma vez na semana tem uma feira livre, ou que em algum caminho que você faz de casa para o trabalho/faculdade/academia/casa da Vó tem um mercadinho local, uma cooperativa. Se você não conhece procure se informar com vizinhos, amigos ou da um Google

E você, já refletiu sobre como seus hábitos de vida impactam o mundo ao seu redor?

Fonte: Ministério Do Meio Ambiente

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo