• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Vamos Falar de Gordofobia?

November 5, 2018

A obesidade é uma doença, definida por um cálculo de peso por altura ao quadrado, chamado IMC, onde um resultado maior ou igual a 30 kg/m2 indica excesso de peso. Nos últimos anos as taxas de sobrepeso e obesidade têm aumentado com grande expressividade no país.

Ainda que muito prevalente, uma boa parte da sociedade acha que obesidade é facilmente controlável e que a pessoa obesa é alguém negligente e preguiçosa, consigo mesma e com o seu corpo. Mas o excesso de peso não é somente o resultado de comer demais ou da falta de atividade física. Vários outros fatores podem estar associados ao ganho de peso exagerado. Má qualidade do sono, medicamentos como corticoides e antidepressivos, cessação do tabagismo, alterações da microbiota intestinal, aditivos alimentares, adoçantes artificiais, agrotóxicos, metais pesados, hipotiroidismo, ovários policísticos, problemas de saúde mental e estresse. Sim, meus caros, estresse faz muita gente engordar!

Dizer que uma pessoa é gorda porque come demais e não se exercita é um preconceito. Obesidade é uma doença bem complexa e multifatorial. Ser gordo não é crime e estigmatizar não ajuda ninguém a "tomar vergonha na cara". Muito pelo contrário, pesquisadores apontam que o estigma da obesidade só prejudica o tratamento. O preconceito causa sentimentos como vergonha, fracasso, ansiedade, culpa, além de isolamento social, depressão e, em muitos casos, afasta o indivíduo de procurar ajuda.

A gordofobia não vem só da boca e atitude de pessoas, ela também esta diariamente presente em todo o meio que vivemos. Na cadeira do restaurante, do teatro, do banco, na catraca do ônibus, nas marcas de vestuário que pouco se preocupam em fazer roupas, acessórios e sapatos para este público, no hospital onde o leito não suporta o peso destes pacientes, as agulhas não possuem tamanho suficiente para alcançarem uma veia, na cadeira do consultório. E tantas outras coisas, que escancaram a estas pessoas o quanto não são bem-vindas na nossa sociedade, pelo menos não com este corpo.

Por isso precisamos nos colocar mais no lugar do outro, sem julgar e sim procurando compreender e acolher todas as pessoas. 

Como equipe baseamos nossos atendimentos na empatia e acolhimento de todos os nosso pacientes, sem distinções e incentivamos que cada vez mais profissionais de saúde desenvolvam essa conscientização para fazer o mesmo. 

Nós Multicentro acreditamos que a melhor maneira de combater a gordofobia é falando sobre ela, compartilhe nosso post para que essa mensagem chegue a quem precisa ler.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo