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Dicas para Montar a Lancheira de Escola do seu Filho(a) - Parte I

- Invista em qualidade: troque os industrializado por alimentos similares, porém mais naturais. O suco de caixinha, na maioria das vezes rico em açúcar e quase nada de fruta, pode ser trocado por um natural feito em casa ou integral. O bolo industrializado por um caseiro;

- Leia a lista de Ingredientes: Você sabia que os ingredientes ficam ordenados em ordem decrescente de quantidade? Evite alimentos com listas muito longas, geralmente compostas por ingredientes que não reconhecemos como alimento, corantes artificiais, acidulantes, glutamato também não são interessantes. Procure aqueles com baixo teor de sódio, açúcar e gorduras saturadas e com mais fibras, proteínas e carboidratos que não o açúcar. Use-os de maneira pontual, combinando com outros alimentos in natura;

- Procure incluir a criança na escolha dos alimentos, você pode dar algumas opções e deixar que ela escolha. Incluí-las no processo de montagem e organização do lanche também ajuda a despertar o interesse pela comida e desenvolve o senso de responsabilidade;

- Faça essa mudança de maneira gradual e converse com a criança sobre isso: se você mudar todo o lanche de um dia pro outro, há chances do seu filho jogar tudo fora ao invés de comer. Proponha pequenas mudanças gradualmente. Invista nos alimentos que você sabe que a criança gosta no primeiro momento, para depois colocar coisas mais diferentes do habitual;

- A mudança não deve ficar apenas no lanche da escola, em casa a alimentação também precisa ser boa! E o exemplo são os pais, por isso a mudança de hábitos deve ser de toda a família. Incentive-os a comer comendo junto, e reforçando positivamente, falando que é bom, gostoso, que faz bem;

Tem interesse em ler mais sobre alimentação saudável? O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente para toda a população um documento chamado Guia Alimentar para a População Brasileira. Você pode conferi-lo aqui neste link:https://goo.gl/FiiZm6

 

 

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