• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Mitos Alimentares do Diabetes

Confira alguns mitos sobre o Diabetes e suas explicações .

 

Mito: Consumo excessivo de açúcar é a causa do diabetes.
O diabetes pode ser causado tanto por defeitos genéticos (diabetes tipo 1), quanto por diversos fatores de estilo de vida pouco saudável como sedentarismo, má alimentação e excesso de peso (diabetes tipo 2). Não é a quantidade de açúcar que você consome que leva ao diabetes e sim todo um hábito e comportamento alimentar alterados e pouco saudáveis.

Mito: Pessoas com diabetes devem comer apenas alimentos light e diet.
Nem sempre o fato de um alimento ter uma versão light ou diet é sinônimo de um produto de qualidade. Por mais que tal alimento seja reduzido em gordura ou açúcar, muitas vezes são adicionados de outros componentes tão prejudiciais quanto, como o sódio, para manter os aspectos sensoriais do mesmo. A recomendação para diabéticos é a mesma que para uma pessoa saudável, a alimentação deve ser equilibrada em quantidade e qualidade de nutrientes e baseada em alimentos in natura, em sua maioria.

Mito: Diabético tem que fazer dieta low/no carb.
A alimentação de uma pessoa com diabetes deve ser balanceada, individualizada e possuir quantidade suficiente de todos os nutrientes. Alimentos ricos em carboidratos podem e devem fazer parte da alimentação pois são de extrema importância para o bom funcionamento do nosso corpo. Ao mesmo tempo que devem ser aplicadas estratégias a fim de aumentar o tempo de digestão e controlar o tempo de absorção da glicose, evitando assim altas concentrações na corrente sanguínea.

Mito: Pessoas com diabetes não podem comer doces ou chocolates. 
Estes alimentos não são proibidos, mas devem ser consumidos dentro de um planejamento alimentar individualizado e em quantidades mais adequadas. Muitas vezes é preciso entender qual o papel destes alimentos na sua vida, trabalhar as crenças envolvidas e melhorar a alimentação como um todo para assim chegar a um equilíbrio no consumo destes.

Diabetes é uma doença séria e a alimentação é o principal fator de controle, por isso é muito importante fazer o acompanhamento nutricional. Se você tem dúvidas quanto a sua alimentação procure sempre uma nutricionista especializada.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo