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Alimentação e Câncer no Contexto Atual

Nos últimos anos temos observado um aumento expressivo nos números de casos de câncer em todo o mundo e um dos principais fatores que contribuem para esta maior incidência é a

 

alimentação contemporânea.

 

Com o passar dos anos, a globalização e o aumento da tecnologia foi possível criar novos produtos e até mesmo novos códigos genéticos para plantas e animais. Alimentos que agora são mais resistentes a pragas, músculos mais desenvolvidos, possuem validade estendida, ficam prontos para comer em minutos ou assim que retirado da embalagem. Mas qual o custo dessas “novidades”?

 

Sabemos que apesar do aumento da produção de alimentos o uso de agrotóxicos, por exemplo, é um fator prejudicial à saúde do homem e seu consumo está diretamente relacionado ao aumento dos casos da doença, como o próprio INCA (Instituto Nacional do Câncer) já notificou. Mas, além disso, o perfil da nossa alimentação e nossos comportamentos foram profundamente modificados.

Aumentamos o consumo de alimentos industrializados, consequentemente o consumo de sal, açúcar, gordura. Junto com estes também passamos a consumir uma série de substâncias sintéticas usadas pela indústria a fim de conferir aos produtos melhor sabor, aparência, cor, cheiro e durabilidade, e que já possuem estudos que mostram seus malefícios para a saúde. A carência de fibras nestes alimentos e o menor consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais na nossa alimentação atual, também colaboram para o aumento dos casos de câncer, assim como de doenças do coração, diabetes e doenças intestinais.

 

Também nos movimentamos menos, o acesso aos alimentos é facilitado e comemos em maior quantidade - principalmente industrializados- , andamos mais estressados, distantes uns dos outros.Apesar de muito se falar em saúde, o excesso de informações acaba prejudicando o entendimento e colabora para diversos comportamentos extremistas que também prejudicam o indivíduo física e emocionalmente.

 

Diminuir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, usando os alimentos in natura como base da sua alimentação.

 

Variar os alimentos, buscar novas formas de preparo, usar temperos são ótimas dicas pra quem quer comer bem e com prazer. Respeite também seus sinais de fome e saciedade, coma regularmente se baseando nos sinais internos do seu corpo.

Portanto a melhor maneira de se prevenir a longo prazo é buscar uma vida saudável e com equilíbrio, cuidando não apenas da parte física, mas também da mental e espiritual.

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