• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Autonomia na Infância

 

As crianças em nossa sociedade são consideradas como frágeis e as percebemos como incapazes de realizar suas tarefas diárias. Atualmente quanto menor a criança menor os desafios que propomos ao seu desenvolvimento. Mas seria possível trabalharmos a autonomia desde cedo?

Cientistas vêm estudando o conceito de autonomia e perceberam que quanto mais cedo crianças realizam as suas próprias tarefas, mais cedo elas terão adquirido habilidades de função executiva, gerando um impacto positivo ao seu desenvolvimento.

A função executiva é um conceito neuropsicológico que se aplica a processos cognitivos responsáveis por memória de trabalho, raciocínio, capacidade de resolver problemas e de se adaptar a novas situações. Essas habilidades além de auxiliar a criança no processo de aprendizagem, a auxilia na resolução de conflitos, ajudando-a na construção da sua personalidade.

Podemos dizer então que a autonomia não esta apenas a serviço da educação formal, ela auxilia as crianças no desenvolvimento da consciência moral, ao qual a criança consegue comunicar suas escolhas, buscando assim o que deseja podendo assim se relacionar com o meio que a cerca.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo