• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

A aposentadoria e a depressão

November 28, 2017

 

A maioria dos homens tem a maior dificuldade de aceitar que é hora de se cuidar, que é o momento de parar de trabalhar e/ou se aposentar. Na verdade como as leis trabalhistas e as regras da previdência estão mudando muito recentemente, fica cada dia mais longa a hora de se aposentar.

Saber qual a hora certa para se aposentar é difícil mesmo. Mas e quando a aposentadoria é forçada? O homem se sente disposto e é ativo, mas a empresa decidiu dispensar após anos a fio de trabalho. Chegar aos 60 ou 70 anos pode representar para o mercado de trabalho falta de produtividade. 

Além de não se sentir inválido. Aposentar-se é visto de forma bem negativa por alguns homens, como o final da linha, um último passo pré-morte. 

Aposentar-se é como se retirar para a morte, dizem alguns pacientes.

O que fazer nesta hora? Procurar ajuda profissional pode ajudar muito nesta fase da vida.

Ter sintomas depressivos é comum na hora de se aposentar e no período logo após a aposentadoria. Passar por um período de luto também é frequente após demissão ou aposentadoria. Os sintomas de luto estão bastante associados a sintomas de humor, como irritabilidade e choro. Algumas vezes, fica muito difícil separar os sintomas, parece que tudo está junto e misturado, com intensa angústia e ansiedade.

A demissão após aposentadoria é uma dor ainda pior, embora comum em tempos de crise econômica. Apresentar sintomas ansiosos ou sinais de esgotamento físico e emocional (burn out) logo antes de se aposentar também é bastante comum. 

Procure o psiquiatra ou as psicólogas do Multicentro Saúde caso tenha sintomas ansiosos ou depressivos ou sinais de esgotamento ou estresse. Lembre-se que se aposentar pode ser visto como algo bom. Uma nova fase da vida. Você pode se dedicar a coisas que sempre teve vontade ou que faltavam tempo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo