• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

A autoestima e o seu peso.

August 15, 2017

 

Será que pessoas magras tem uma autoestima melhor? 

Quantas vezes você disse a si mesma:

 

-"Quando eu estiver no peso "ideal" vou me sentir melhor comigo mesma!" 

 

Antes de associar perda de peso com autoestima, é importante iniciar uma discussão sobre o que de fato é autoestima. Atualmente, existem dois polos impostos socialmente.

 

   O primeiro, mais antigo, associa autoestima a seguir padrões de beleza impostos pela mídia, mercado da moda, etc. O segundo, vem contra a ideia de padrões de beleza e dita que independente da "casca" que nos envolve temos que nos aceitar completamente e nos acharmos lindos e maravilhosos diariamente. 

 

    O processo de aprendizagem passa pelas polarizações de ideias. Se pararmos para pensar é impossível seguir esses dois polos. O primeiro é realmente inatingível!

Sabemos que as próprias modelos não são como estão nas capas das revistas, photoshops mil! Já repararam na inexistência dos joelhos em revistas?! Sempre fiquei intrigada com isso...

 

E o segundo? Acabamos por criar uma ditadura de auto aceitação. Quem se acha tão incrível assim o tempo todo?! Esse é outro modelo que fica bem longe da realidade da nossa percepção. Todo mundo acorda um dia ou outro se achando um pouco "brócolis" por mais que goste de si. 

 

   O conceito de autoestima nada tem a ver com tais polarizações. Ele fica bem no meio do caminho. A percepção de que não devemos nos guiar por padrões socialmente colocados e aceitar que temos imperfeições, "defeitinhos" e mazelas internas se aproxima mais de uma possível boa autoestima. Perder peso não irá, necessariamente, ajudar a desenvolver um bom auto-conceito.

 

  Se você apresenta um padrão comportamental de compulsão alimentar, o objetivo no tratamento da psicoterapia não é a perda de peso em si. E sim, entender e aprender a lidar com sua ansiedade, impulsões, medos, etc. Quem se sente de fato confortável consigo é aquele que reconhece suas qualidades, desenvolve a coragem de legitimar suas mazelas e aprende a conviver com suas limitações. 

 

Isso sim é ter autoestima!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo