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© 2017 por Multicentro Saúde. 

Comida Amiga

 

Um hábito muito comum entre um grande número de pessoas é o de dividir os alimentos em proibidos/permitidos. Chamamos isso de pensamento dicotômico. Prática indispensável entre os adeptos das dietas restritivas e muito reforçado atualmente por uma infinidade de pessoas, profissionais da saúde - inclusive nutricionistas.

Precisamos entender que essa classificação foi algo criado a partir de uma ideia muito errada, na qual os alimentos são considerados de maneira totalmente isolada quanto seu perfil nutricional e "valor moral", porém eles não são consumidos isoladamente, e sim dentro de um contexto alimentar, que envolve diversos tipos de alimentos no nosso dia a dia, assim como não possuem este "valor moral" e devem ser considerados de maneira individual, respeitando a vontade, disponibilidade, acesso etc de cada um.

Nenhuma comida por si só tem o poder de engordar ou fazer emagrecer e restringir sua alimentação apenas aos alimentos ditos "permitidos" não vai te fazer uma pessoa mais saudável, pelo contrário, pode desencadear diversos comportamentos prejudiciais para compensar a falta de nutrientes e/ou prazer na alimentação.

Alimentação sudável envolve também o nosso relacionamento com a comida e será que temer/fugir/se esconder de algo para não cair na tentação de comê-lo é um comportamento saudável?

Devemos colocar todos os alimentos em um mesmo patamar - nada é proibido, dando a nós mesmos permissão incondicional para comer de tudo. Mas então quer dizer que eu posso comer tudo? Não, isso quer dizer que você pode comer de tudo um pouco, avaliando o contexto e aprendendo a tomar suas próprias decisões frente sua realidade, sem terceirizar essa escolha.

Ao parar de se basear em regras externas de alimentação você abrirá espaço para escolhas mais conscientes. Baseando-se nos sentimentos de fome e saciedade, respeitando suas vontades, aprendendo a fazer escolhas compatíveis com o seu momento e com prazer ao se alimentar.

Retomar o bom relacionamento com a comida afasta sentimentos como culpa, sensação de fracasso, medo e também atitudes punitivas através de restrições ou exercício físico compensatório, deixar de socializar por medo de comer o que "não pode".

E você, já notou as crenças que envolvem suas escolhas alimentares?
 

 

 

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