• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Estratégias para lidar com Ansiedade

April 19, 2018

 

Segundo dados da OMS o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Segundo estimativas 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. 
Sempre digo e repito aos meus pacientes que no tratamento de um transtorno de ansiedade é necessário trabalhar diversas áreas.

1. meditação e/ou respiração - leia no nosso texto desse mês sobre mindfulness, é necessário estar presente e praticar exercícios de relaxamento.

2. Exercício físico- o exercício ajuda na liberação de neurotransmissores que ajudam na estabilização da ansiedade e stress. 

3. Psicoterapia - é necessário identificar e questionar pensamentos como: E se... Será que..., pensamentos esses que dizem respeito ao futuro, ou seja, algo que ainda não aconteceu e talvez nunca aconteça, e geralmente tem um conteúdo catastrófico como por exemplo: “E se eu perder meu emprego e nao tiver mais onde morar” Sendo que muitas vezes nem existem evidências reais para tais pensamentos. O questionamento e reinterpretação desses pensamentos é uma estratégia utilizada em psicoterapia para melhora do humor.

4. Alimentação- confira nos posts das nossas nutris, alimentos que ajudam e que atrapalham a ansiedade.

5. Tratamento medicamentoso- Muitas vezes a medicação é necessária, com o intuito também de regular os neurotransmissores, para uma possível ação em prol da melhora. Muitas vezes a pessoa que está demasiadamente ansiosa evita situações importantes e acaba por incapacitar-se. Sente-se fisicamente e emocionalmente incapaz para tomar uma atitude. 

Essas e outras são estratégias importantes para lidar com a ansiedade. Não deixe de procurar ajuda profissional.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo