• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Medo é diferente de Ansiedade?

April 23, 2018

É comum colocarmos algumas experiências no mesmo pacotinho da ansiedade. Colocamos: medo, insegurança, borboletas no estômago, pavor, pânico, apreensão, nervosismo, temor, coração na boca e por aí vai.… Isso gera uma confusão entre a experiência do medo e da ansiedade. São sentimentos distintos. Estão associados? Sim! E é bem neste ponta que começa a confusão. 

A partir dos conceitos de Barlow, podemos entender que o medo é uma resposta a situação de perigo. Já a ansiedade é um sentimento que pode surgir após uma situação traumática que o medo apareceu. 

Na prática: Uma pessoa que era acostumada a andar de avião sem problemas passou por uma turbulência daquelas, que até a aeromoça perdeu o controle (situação que gerou medo). Após esse evento, passou a perceber o ato de andar de avião como algo perigoso que colocava sua vida em risco (ansiedade). 

É importante perceber que não precisamos necessariamente ter vivenciado uma situação adversa para desenvolver transtornos de ansiedade. Eventos como desastres naturais, noticiários com alto nível de violência, guerras, etc. apresentam um impacto significativo na população, podendo elevar as taxas de transtornos de ansiedade. 

Ter medo não é ruim. É protetivo, adaptativo, nos faz bem! Se por acaso, você entende que desenvolveu ansiedade após uma vivência que gerou medo excessivo e prolongado, procure ajuda profissional. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo