• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Novembro é o mês de prevenção ao câncer de próstata.

November 17, 2017

 

Novembro já ficou caracterizado como o mês azul, isto por conta de falarmos da prevenção do câncer de próstata ao nível mundial. Além disso, a cor azul remete á saúde do homem em geral, precisamos falar de serviços de prevenção para o homem e o principal deles pelo Sistema Único de Saude é a UBS(Unidade Básica de Saúde), local onde o homem pode fazer  exames gerais, inclusive o PSA. O PSA é o antígeno prostático específico, exame que mede uma enzima produzida pela próstata. Geralmente quando há aumento de PSA e se constata alteração da consistência próstata através do exame de toque retal, isto pode ser um indicativo de Câncer de Próstata.
 

Há muitos dados que apontam uma baixa iniciativa do homem em procurar ajuda, medo de faltar no emprego e medo d perder o emprego, por isso não se procura ajuda na hora de cuidar da saúde. Infelizmente um homem só vai a serviços de saúde quando a saúde está muito, muito ruim. Precisamos neste mês refletir sobre isso e tentar juntos acharmos respostas porque isto acontece.

 

Para o homem buscar ajuda é um sinal de fraqueza, uma falta de virilidade, falta de machismo. Mas será mesmo que se cuidar é uma fraqueza? Para mim, buscar ajuda é sintoma de inteligência, de precaução e de cuidado

 

O nosso presidente atual Michel Temer teve problemas com a próstata e precisou de internação e após internação teve que fazer um procedimento de urgência por conta de obstrução causada pela Hiperplasia Prostática Benigna(HPB). Será que este problema não pode ser prevenido?

 

Sim, há prevenção e tratamento em fases iniciais da doença. A prevenção consiste no exame de toque retal a partir dos 40anos e fazer o exame de toque mais o exame de sangue (PSA livre e total) é fundamental. Em caso de alteração do exame de toque ou do PSA, um exame de imagem da próstata pode ser necessário para complementar a investigação. Mas você, caro leitor, sabe o que é HBP?

 

HPB(Hiperplasia Prostática Benigna) é o aumento benigno da próstata, hiperplasia nodular ou crescimento benigno da próstata que acontece ao longo do tempo, especialmente a partir dos 40-50 anos. A HPB é a principal alteração da próstata, mais comum inclusive que a Aos 40 anos cerca de 20% dos homens tem hiperplasia nodular, uma percentagem que aumenta para 70% aos 60 anos e 90% aos 70 anos. O Câncer de próstata ou Carcinoma, por sua vez, é uma doença de homens acima dos 50 anos. Como todos sabem, nosso presidente está na casa dos 70 anos e por isso teve este problema na próstata, HPB com obstrução de urina e precisou fazer um procedimento cirúrgico para desobstrução, feito por Urologista.

 

Qual a principal causa de HPB?

A principal causa do aumento da próstata é a hiperplasia nodular sob ação de androgênios, especialmente a diidrotestosterona, um produto resultado do metabolismo da testosterona. Por isso deve se ter cautela ao se tomar uma testosterona sintética, vale lembrar que nós homens já produzimos testosterona ao longo da vida e apesar da diminuição que pode acontecer com a velhice, poucos homens precisam fazer a reposição hormonal.

 

Quais os sintomas de HPB? 

1-Dificuldade para urinar

2-Urinar toda hora e fora de tempo

3-Urinar com jato fraco e gotejamento

4-Micção com dor 

5-Sensação de bexiga cheia mesmo após urinar recentemente

6-retenção aguda súbita de urina na bexiga

 

Quais as consequências da HPB?

O crescimento da próstata pode causar obstrução e lentidão do fluxo urinário, o que predispõe a infecção urinária, infecção na bexiga ou até nos rins. A pielonefrite(infecção nos rins) é a complicação mais grave da HPB, alem da obstrução aguda da urina.

 

Qual o tratamento?

O tratamento  da HPB consiste em uso de medicamentos para inibir o crescimento da próstata como, por exemplo, a Doxazosina. A cirurgia para retirada de parte da próstata também está indicada em alguns casos, principalmente no caso de suspeita de câncer ou se houver obstrução de urina bem importante. O Tratamento deve ser sempre feito sob acompanhamento do Urologista.

A HPB predispõe ao Câncer de próstata? Atualmente a hiperplasia da próstata não é considerada uma lesão pré-maligna. HPB e Câncer de próstata são doenças diferentes, com diferentes sintomas e causas. Não são a mesma coisa e sempre há confusão dos leigos em relação ao assunto.

Procurar um médico especialista como um Urologista vai ajudar muito nesta diferenciação entre HPB ou Câncer de próstata, assim como se fazer exames complementares.

 

Aguarde mais textos e posts sobre saúde do homem e prevenção no site do Multicentro Saúde, este mês repleto de informações sobre a saúde do homem. Não percam!!!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo