• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

O Processo de envelhecimento

 

 

O processo do envelhecimento
O envelhecimento representa uma parte normal do nosso ciclo de vida e não uma doença. A arte de avaliar um indivíduo idoso e saber distinguir o que é normal do patológico não é fácil, o(a) médico(a) ou profissional da saúde precisa de muita experiência e muitos anos de estudo em fisiologia para fazer uma avaliação completa.
O conhecimento das alterações que acontecem após os 60anos de vida é fundamental para o sucesso no acompanhamento e no tratamento de possíveis doenças. Vale lembrar que os idosos formam um grupo bem heterogêneo por conta de alterações físicas, emocionais e do funcionamento do corpo, assim como no número e na gravidade das doenças adquiridas ao longo do tempo. A velhice não é um fenômeno estático: é o termino da vida adulta e o prolongamento de um processo da vida. A inércia para o idoso é igual a morte, enquanto mudar significa vida e boa perspectiva. A longevidade cada dia maior e a melhor qualidade de vida atual tem tornado este grupo ainda mais variado e complexo.
Com o passar dos anos e avançar da idade vai acontecendo uma diminuição da função de vários órgãos, especialmente rins, pulmões e sistema imune. A associação deste declínio das funções dos órgãos associado a doenças vai deixar o idoso mais susceptível a agressões agudas como cirurgias, traumas, infecções ou a administração de remédios e maior risco de intoxicação por alimentos ou medicamentos.
Algumas alterações típicas do corpo dos idosos são a menopausa e a catarata. A menopausa vai marcar alterações de hormónios em mulheres e pode causar alterações ósseas como a osteopenia ou até a osteoporose( rarefação óssea pronunciada), que favorecem fraturas. A catarata é uma doença comum em homens e mulheres após os 70anos, trata-se de uma doença de uma das camadas dos olhos que vai causar uma importante dificuldade das pessoas idosas enxergarem e pode predispor a quedas e tropeços.
Os idosos apresentam-se como um grupo vulnerável a várias doenças, dentre as quais podem se destacar: 
1- Doenças infecciosas: pneumonia, resfriados, gripe, infecções de urina, gastroenterocolite.
2-Doenças inflamatórias: pólipo intestinal, gastrite, reumatismo, doença inflamatória intestinal, artrose
3-Câncer: intestinal, de próstata, de mama, linfomas, mielomas, de mediastino etc

Os idosos apresentam 4 problemas básicos, de maneira geral, abaixo especificados:
1-Doenças físicas e mentais: osteoporose, Acidente Vascular Cerebral, demências, depressão, Parkinson, Câncer, osteoartrite, osteoporose, catarata etc.
2-Incapacitação: declínio das várias funções que acarretam pior qualidade de vida. Quedas, fraturas e incontinência urinária são possíveis exemplos.
3-Pobreza
4-Isolamento social: fator de risco para depressão e para o suicídio.

Idosos apresentam muitas queixas em consultas médicas de rotina, dentre as quais pode se destacar:

-Deficiencia Visual ou auditiva
-Zumbidos e tonturas, vertigem
-Quedas e fraturas, fraqueza muscular e osteoporose
-Distúrbios de sono, inclusive insônia
-Esquecimentos, desorientação ou Deficit de memória
-Depressão e ansiedade
-Dor articular ou artrose
-Lesões de pele ou pele seca
-Fezes ressecadas
-Boca seca
-Impotência ou Disfunção sexual
-Perda constante da urina(incontinência)
-Perda da autonomia e da funcionalidade
Para que se possa oferecer uma boa saúde para o(a) paciente idoso(a) é necessário prevenir doenças e incapacidades, de forma a torná-lo(a) independente.

Em relação às questões de saúde mental, por exemplo, crises de depressão ou ansiedade ou problemas de memória, nós do multicentro Saúde estamos aptos a te ajudar da melhor forma. Conte sempre conosco, fazemos avaliação neuropsicológica, acompanhamento psicológico e nutricional, além do acompanhamento médico.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo