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© 2017 por Multicentro Saúde. 

O ganho de peso na vida adulta do homem.

November 22, 2017

 

Pesquisas que acompanham pessoas durante muitos anos  têm mostrado um perfil  de ganho de peso na vida adulta do homem. Um estudo com duração de mais de 30 anos mostrando a associação do ganho de peso na vida adulta do homem e maiores riscos para doenças crônicas e menores chances de envelhecer de forma saudável.

 

Isso acontece porque, na infância e adolescência as necessidades energéticas são elevadíssimas para garantir o crescimento acelerado e desenvolvimento psicomotor e sexual. No início da vida adulta, a maturação atinge seu auge e apenas a manutenção saudável das funções orgânicas é suficiente. E com o passar dos anos, o metabolismo basal naturalmente diminui, as necessidades energéticas são reduzidas, bem como a tendência de menor atividade física dos indivíduos.

 

Porém, em geral, homens têm hábitos alimentares crescentes durante a maior parte da vida e, chegando à maturidade, mantém este consumo muito elevado enquanto o gasto energético já está decrescente, daí vem o aumento dos quilinhos extras.

 

Você já passou dos 25 anos e está acima do peso?

 

Então compare duas coisas: como era sua rotina com 20 anos em relação a sua alimentação e atividades físicas com sua rotina agora? Lembre-se de considerar:

 

Jovem (+/- 20 anos)

 

  • Como era sua alimentação?

  • Quem preparava sua comida?

  • Qual era a qualidade dos alimentos?

  • Você praticava alguma atividade física?

  • Você utilizava transporte público?

  • Qual era seu poder de compra?

  • Como era o nível de estresse?


Adulto maduro (hoje)

  • A quantidade se manteve?

  • Como são suas refeições: onde, com quem?

  • Qual é a qualidade dos alimentos?

  • Você está mais sedentário?

  • Como faz para se deslocar?

  • Você tem mais ou menos acesso a alimentos? Melhorou ou piorou a qualidade?

  • Como está seu nível de estresse?

  • Suas preocupações aumentaram ou diminuíram?

Variações de peso são comuns ao longo da vida, mas exageros em curtos períodos de tempo fazem aumentar o número de células que estocam gordura o corpo. Mesmo após o emagrecimento, não são perdidas e ficam disponíveis para estocar os excessos calóricos novamente e dificultam a manutenção do peso perdido.

 

Com tantos obstáculos metabólicos que favorecem o ganho de peso, recomenda-se que os homens melhorem a QUALIDADE alimentar e adequem a QUANTIDADE ingerida a cada fase.

 

Para melhorar a qualidade:

1- Consuma diariamente alimentos ricos em antioxidantes como frutas, verduras e legumes. Exemplo: blueberry/mirtilo, linhaça, laranja, pitanga, espinafre, couve, etc;

2- Prefira alimentos ricos em fibra como chia, aveia e grãos integrais.

 

Para melhorar a quantidade:

1- Evite alimentos gordurosos;

2- Prefira alimentos sem açúcar refinado;

3- Prefira alimentos in natura e evite alimento ultraprocessados.


 

Você ainda tem dúvidas? Você sabe a melhor forma de escolher os alimentos? Sabe ler os rótulos e identificar o que está comendo? Converse com nossa nutricionista Patrícia Nakandakare.












 

 

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