• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

O que é neuropsicologia? Qual é sua importância para o diagnóstico e tratamento das doenças mentais?

May 24, 2017

A neuropsicologia é a ciência que investiga os sistemas cerebrais e suas funções. Compreende alterações genéticas, lesões, malformações que podem causar alterações no comportamento e cognição do indivíduo, comprometendo atividades de vida diárias.

 

 

 

Como funciona a avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é uma investigação do desempenho das funções cognitivas, por meio de uso de instrumentos (testes, baterias e escalas), juntamente a uma avaliação clinica. Algumas funções avaliadas são: atenção, linguagem, raciocínio, memória, humor e  habilidades motoras entre outras.

 

Para entender a lógica da avaliação,  farei uma analogia com as partes do corpo. Imagine que a atenção seja o ombro. Se sentíssemos uma constante dor no ombro procuraríamos um médico para identificar o motivo daquela dor, certo? Já no caso das funções cognitivas, fica mais difícil a identificação, pois não é possível identificar exatamente qual delas está afetada em determinado momento. Imagine a atenção, às vezes percebemos que temos dificuldade em exercer determinadas tarefas por completo, que vamos sair de casa e deixamos a chave em um lugar que não lembramos por exemplo, e até pensamos que estamos com dificuldade de memória, quando na verdade temos um deficit na função cognitiva atenção. Essa dificuldade pode advinda de um deficit de atenção, pode vir de uma sobrecarga de trabalho, ou até de uma depressão que não está sendo curada por exemplo, ou de uma alteração neurológica que sempre tivemos, portanto é complexo entender da onde vem. Em uma avaliação, realizada por meio de diversos testes e de avaliação clínica por profissional especializado, podemos identificar qual é a real dificuldade, qual função está afetada, e quais os motivos disso, tornando o tratamento mais efetivo, se necessário com medicações adequadas, tratamento psicoterápico ou mesmo a reabilitação neuropsicológica. Dessa forma conseguimos executar melhor atividades do dia a dia. 

 

O que é reabilitação neuropsicológica?

Para facilitar o entendimento: imagine que você esteja com uma tendinite no ombro, o que você faria? Procuraria um ortopedista? Este  provavelmente vai te indicar exercícios de fisioterapia ou se estiver em estado agudo provavelmente indique uma medicação para melhora da dor. A Reabilitação Neuropsicológica tem a mesma dinâmica. Agora troque o ombro pela atenção, e suponha que você tenha um déficit de atenção, identificado pela avaliação neuropsicológica.  Será preciso realizar exercícios e estratégias para obter melhoras, de forma que não atrapalhe tanto sua rotina e você possa exercer suas atividades. 

 

Há diversos profissionais renomados e competentes que exercem suas funções de forma muito satisfatória  mesmo apresentado um quadro de déficit de atenção. Porém, com ajuda especializada é possível identificar o  foco do problema e utilizar-se de estratégias efetivas para melhora e qualidade de vida do paciente. Portanto, se você tem sentimentos e sintomas que te incomodam e  atrapalham seu dia-a-dia e seu convívio social, como por exemplo a depressão, ansiedade, deficit de atenção entre outros, não deixe de procurar um profissional para uma avaliação. Cuidar e prevenir as doenças mentais ou cognitivas é tão importante quanto tratar uma doença física. Afinal porque o ombro seria mais importante que o cérebro, não é mesmo? 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo