• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

O que é Terapia Cognitivo - Comportamental?

May 19, 2017

De maneira geral, é uma linha de psicoterapia que foi desenvolvida no início da década de 60 por Aaron Beck e seus colaboradores. Inicialmente, foi denominada como “terapia cognitiva”, muitos colegas ainda fazem o uso de tal termo como sinônimo da nomenclatura mais utilizada atualmente “terapia cognitivo - comportamental” (TCC).

 

 

 

 

Quais são suas principais características?

 

A TCC têm como características ser uma psicoterapia estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para resolução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais (desadaptativos e/ou inúteis) (Beck, 1964). 

A terapia é estabelecida de maneira colaborativa com o paciente a partir do desenvolvimento de uma conceituação/ compreensão individualizada. Isso é feito a partir da formulação cognitiva, do conjunto de crenças e estratégias comportamentais que cada sujeito apresenta (Alford e Beck, 1997). No começo do processo terapêutico, o terapeuta desconhece até que ponto o pensamento do paciente o ajuda ou o atrapalha em determinada situação, mas juntos (psicólogo + paciente) testam esse pensamento para desenvolver respostas mais adequadas para aquele determinado contexto. Através da compreensão de seu modelo cognitivo, as pessoas aprendem a avaliar seus pensamentos de forma mais realista e adaptativa, obtendo uma melhora em seu estado emocional e desenvolvendo comportamentos mais assertivos. 

 

Questionar o Pensar.  

A TCC baseia-se em pensar sobre o pensamento de maneira socrática (questionando o pensamento). Podemos ter vários pensamentos por dia que afetam nosso humor, comportamento e/ou fisiologia.

 

Qual é o papel do terapeuta?  

O papel do terapeuta é de auxiliar na identificação das principais cognições e, por meio disso, ajudar o paciente a adotar melhores perspectivas sobre si, sobre o outro e sobre o mundo. Atingindo, assim, melhora emocional, comportamentos com mais funcionalidade e diminuição de excitação psicológica. Com isso, por meio do autoconhecimento sobre seu funcionamento, proporcionado pelo psicoterapêutico da TCC, o paciente aprende a ser seu próprio terapeuta (um dos principais objetivos desse processo/ tratamento). 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo