• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

POR QUE PROCURAR UM NUTRICIONISTA?

A alimentação está presente na vida de todas as pessoas. Comemos todos os dias, em vários momentos e por diversos motivos. A comida pode representar um evento social, um gesto de carinho ou apenas uma lembrança, mas ela sempre deve estar relacionada ao prazer dos alimentos. Para alimentar-se de modo saudável, a escolha de produtos naturais, aqueles minimamente processados e acrescentar um toque de bom senso é uma receita infalível!

 

No entanto, neste mundo que vivemos, com informações por todos os lados, dicas e opiniões divergentes que surgem das mais diversas fontes, qualquer ser humano sensato fica perdido em relação ao que é melhor ou pior. Por isso, todas as pessoas que cuidam da saúde e prezam por bons hábitos de vida deveriam visitar o nutricionista, pelo menos uma vez. Este profissional é a pessoa indicada para adequar sua rotina empregando ferramentas e estratégias para uma alimentação equilibrada e esclarecer dúvidas com assertividade.

QUANDO PROCURAR UM NUTRICIONISTA?

 

Em todas as fases da vida, há pequenas mudanças que podem ser aprimoradas para garantir o melhor da nutrição e qualidade de vida.

1) Nutrição para Gestantes 

Estudos sugerem que o estado nutricional da mãe pode influenciar o desenvolvimento fetal desde as primeiras semanas. As consequências podem ser de curto e longo prazo, a exemplo de tipo de parto, peso do recém-nascido e até mesmo, a retenção de peso da mulher no pós-parto e maior/menor risco de seu filho desenvolver problemas cardiovasculares e diabetes na vida adulta.

2) Nutrição para Crianças até 2 anos 

O aleitamento materno deve ser estimulado e garantido até pelo menos o 6º mês, seguido por introdução complementar de outros alimentos adequando a quantidade, qualidade e textura sob orientação profissional.

3) Nutrição para crianças a partir dos 2 anos 
Com esta idade, as crianças já incorporaram os hábitos alimentares da família, por isso é o momento de caprichar nas preparações diárias. A diversidade de cores, texturas e modos de preparo irão consolidar a base alimentar para toda a vida. Orientação profissional pode auxiliar na adequação e ajuda a sair da rotina.

4) Crianças em idade pré-escolar e escolar
A influência dos colegas que trazem outros hábitos alimentares podem modificar a percepção do seu filho e aumentar a recusa alimentar. A alternativa é aliar esforços entre educadores, pais e nutricionistas visando aos resultados positivos.
5) Nutrição para adolescentes 
Mudanças hormonais, a busca por identidade e conflitos de imagem corporal são questões recorrentes que demandam acompanhamento multiprofissional.

6) Nutrição para adultos

É quando as escolhas são cruciais e a condição de saúde deve ser prioridade: o peso e sua variação, distribuição e de gordura corporal, perfil metabólico, consumo de álcool e fumo, estresse, sono e qualidade dos alimentos ingeridos. Adequações nutricionais para esportistas, individualizações para restrições alimentares ou para dificuldades gastrointestinais podem ser necessárias.
7) Nutrição para Idosos 
Na terceira idade, o metabolismo adequa-se a menor gasto energético, podendo a diminuir o apetite e aumentar a perda de massa muscular que dificultam a mobilidade. Assim, personalizar a ingestão alimentar garante o suprimento das necessidades de todos os nutrientes de acordo com o dia-a-dia.

 

Ir ao nutricionista deve ser uma atitude de manutenção da saúde através dos alimentos, contudo, a prevenção das doenças às vezes é tardia e este contato se dá em um contexto para tratamento de comorbidades. Quando o paciente procura atendimento com o problema já instalado, protocolos rigorosos e intervenções específicas são aplicadas e os resultados podem ser eficazes mediante colaboração de ambas as partes.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo
<