• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Por que alguns transtornos alimentares aparecem na gravidez

 

 

A gravidez nem sempre é um período tranquilo para a mulher. Além das diversas mudanças fisiológicas que acontecem dentro do nosso corpo, e que alteram humor, apetite, sono, também há inúmeras mudanças de hábitos (de vida e alimentares), da forma e peso corporal que podem geral insatisfações na auto-imagem e normas sociais das mais diversas (e estapafúrdias) impostas à mulher grávida pela sociedade (desde o que você come, quanto peso você ganha, até o ar que você respira e atualmente a moda da “mamãe fitness” /obrigação de emagrecer em tempo recorde após o parto).
Devido estes e diversos outros fatores a gravidez pode desencadear comportamentos alimentares pouco (ou nada) saudáveis. Acentuando, retomando ou promovendo quadros de Transtornos Alimentares como anorexia, bulimia e ortorexia.
Dentre os comportamentos e atitudes que podem desencadear um comer transtornado podemos citar comer em excesso, fortes aversões alimentares, “comer saudável” de maneira obsessiva. O ganho de peso ou o medo de ganhar peso, alterações da forma física, acontecimentos estressantes do período, ansiedade, medo da experiência de parentalidade, gravidez indesejada, entre outros.
É importante que a mãe e as pessoas a sua volta estejam atentas a estas mudanças de comportamento, e que isso não deixe de ser relatado durante o acompanhamento pré-natal com o médico e o nutricionista. Procure ajuda especializada, a sua saúde física e mental é tão importante quanto a do seu bebê!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo