• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Relato de paciente sobre maternidade

May 29, 2018

 

Cada uma terá sua experiência única com a maternidade. Mas a sociedade pinta esse momento como algo cor de rosa, e é um absurdo se você não estiver transbordando felicidade. 
Acontece que sim, a maternidade é uma coisa maravilhosa, o milagre da vida é algo incrível, mas o puerpério foi pra mim um período sombrio. Um momento no qual eu me olhava no espelho (nos dias que tinha coragem) e não me reconhecia. Muitas vezes olhava para aquela pequena criatura indefesa e totalmente dependente de mim e me perguntava "o que foi que eu fiz da minha vida?".

 

E é um processo. Um processo de conhecimento da sua nova pessoa e também daquele novo ser, que também está em adaptação com o mundo. É tudo muito novo, e esse novo é assustador. Associado a isso, tem o fato que fiquei em casa por 36 dias saindo somente para consultas. Quando me lembro desse primeiro mês, vejo imagens escurecidas por esse mergulho no nosso interior.

Tinha muito medo de ter depressão pós parto, devido ao meu histórico de depressão anterior. Não tive, mas acabei vivendo uma crise de ansiedade por algumas semanas. Afetou meu apetite, não conseguia comer, e só queria chorar. Busquei ajuda psiquiátrica e aliada a terapia, hoje, com minha bebê completando três meses, posso dizer que me sinto mais segura e adaptada, e com forças pra enfrentar os novos desafios.

Dia após dia as nuvens negras vão se dissipando, e mãe e filho vão se conhecendo, se acostumando com o novo. E minha vida tb aos poucos vai voltando ao normal, mas agora com um colorido a mais. Um mundo cheio de coisas interessantes para mostrar para minha filha, e isso é motivador.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo