• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Saúde Mental do Homem

November 26, 2017

 

Você deve estar se perguntando porque escolhemos falar deste assunto “Saúde mental do homem”. A resposta é bem simples: queremos falar de temas pouco falados, pouco divulgados e de suma importância para a sociedade moderna capitalista atual. A saúde do homem é um tema negligenciado, porque o homem tem bastante resistência em falar de si, de seus assuntos pessoais e emocionais, especialmente quando o assunto é saúde. A saúde é vista pelo homem como um sinal de fraqueza ou de “falta de macheza”.

 

Os homens acessam muito pouco os serviços básicos de saúde como as Unidades Básicas de Saúde ou UBS. Falar de saúde mental então é um tema ainda mais complicado,  especialmente para  o gênero masculino. “Quem procura psiquiatra é louco”, “quem procura psicóloga é fraco das ideias”-foi o que já ouvi frequentemente de muitos homens em diferentes locais e serviços de saúde. A percepção dos cuidados de saúde, a percepção de corpo e mente ainda não estão introjetados nos homens. Precisa-se urgentemente de campanhas para desmitificar e fazer os homens procurarem os serviços de saúde.

 

1-Quais os problemas de saúde mental mais comuns nos homens?

A depressão e a ansiedade são os problemas mais frequentes, assim como a questão do uso de substâncias(especialmente o alcoolismo). Das substâncias mais utilizadas pelos homens, a cerveja e os destilados estão entre os mais consumidos. Vale lembrar que há uma propaganda maciça na TV e em outros meios de comunicação para vender um estilo de vida maravilhoso relacionado ao uso da cerveja. Mas você acredita mesmo nisso? Cerveja é saúde? A cerveja, assim como outras bebidas alcoólicas, destroem os neurônios, as nossas células nervosas e pode até causar quadros de demência. O uso de álcool, destilado ou não, pode ser porta de entrada para uso de outras substâncias, especialmente a cocaína. 

 

2-Você já se perguntou porque um homem consome tanta bebida alcoólica?

Porque beber muito está associado à ideia de fortaleza, de resistência e de virilidade. Quem aguentar beber mais é o homem mais forte. O homem é um ser humano bastante competitivo. Adolescentes e adultos do sexo masculino tendem a fazer competições para ver quem bebe mais chopp, quem come mais cachorro quente, quem fica com mais mulheres em uma única noite, quem bebe mais e não vomita etc. Todos estes fatos estão ligados à questão de potência, de ver quem é o mais macho ou mais viril. Ideias de consumismo também aparecem neste contexto, como ter o carro mais chique e mais caro para pegar a mulherada por aí, uma ideia bastante pejorativa da mulher e bastante machista. Vale lembrar que machismo e alcoolismo são ideiais bastante comuns nos homens, principalmente os homens com mais de 40anos.

 

3-Qual o real problema do alcoolismo ?

O alcoolismo está ligado a muitos agravos a saúde dos homens, como cirrose no fígado, sangramentos do estômago, cânceres, homicídios, acidentes de trânsito, situações de violência doméstica, morte por causas externas. Vale a pena lembrar que o vício do álcool pode estar associado ao uso do cigarro comum em homens mais velhos. 

Há homens que são tão dependentes do uso do álcool que quando não bebem começam a tremer e ficam até delirantes, com quadros de alucinações. Podem ter quadros de abstinência ao uso do álcool ou até chegar ao coma alcoólico ou ao Delirium tremens. Para estes homens, o tratamento é muito fundamental para a sobrevivência e nós do Multicentro estamos disponíveis para ajuda na redução de uso destas substâncias ou até na abstinência. As metas e planos devem sempre ser estabelecidos junto com o paciente e sua família. A terapia familiar pode ajudar a entender o problema do alcoolismo, assim como grupos de ajuda como o Alcoólicos Anonimos. Vale a pena citar que hoje em dia há remédios específicos para controle do alcoolismo ou para ajudar a parar de beber ou de fumar, basta procurar um(a) psiquiatra. Um exemplo é o uso da Naltrexona para a dependência ao uso do álcool e a Bupropiona para ajudar a parar de fumar sem tanto sofrimento.

 

4-Quais são as outras substâncias lícitas ou ilícitas consumidas pelos homens, fora o álcool?

Outras substâncias frequentemente usadas pelo homem no Brasil, além do álcool, são o tabaco, a cocaina, o crack, o LSD, lança perfume, a cola e outros solventes. Também se podem ajudar remédios psicotrópicos para ajudar a parar o uso de substâncias psicoativas e evitar fissuras. O nosso serviço Multicentro Saúde está preparado para receber pessoas com este tipo de problema e cuidar bem de vocês, contem conosco.

5-Qual o tratamento para transtornos de ansiedade e depressão nos homens?

Uso de antidepressivos é de suma importância para a resolução do quadro, uso de calmantes em pessoas ansiosas, assim como psicoterapia e atividade física regular. 

A ajuda de psicólogos, assim como a consulta com psiquiatra, vai ajudar bastante, meditação e ioga para pacientes ansiosos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo