• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Uso de antidepressivos para idosos

 

 

O uso de Antidepressivos em idosos é recomendado em casos de depressão, ansiedade, insônia ou agressividade. Estas são medicações bem seguras e eficazes, recomenda-se o uso dos Inibidores Seletivos de Recaptura de Serotonina(ISRS) ao invés dos tricíclicos. Os antidepressivos ISRS mais antigos (Fluoxetina, Sertralina) são bem usados pelo número maior de estudos científicos falando em segurança do produto. Outra boa opção são os ISRS mais modernos (Citalopram, Escitalopram, Vortioxetina), ou duais como a Duloxetina pelo baixo risco de eventos adversos e baixa interação com outros remédios. Apesar do alto nível de segurança do uso destas medicações, a cautela sempre é necessária pelo risco de superdose, interação entre os remédios ou intoxicação. Vale lembrar que os idosos tem parte da função renal e do fígado diminuída, alguns deles tem insuficiência deste órgãos. Portanto, os nossos pacientes idosos geralmente precisam de doses menores dos antidepressivos para ter o mesmo efeito e a divisão da dose ao longo do dia pode proporcionar maior segurança conforme o caso.
São possíveis efeitos colaterais do uso de antidepressivos em idosos: visão embaçada, tontura, fraqueza, alteração do sono, quedas, náusea, dor de estômago, perda do apetite, ansiedade, agitação, desatenção, queda ou aumento de pressão arterial, esquecimento, constipação, dificuldade para urinar, diarréia, boca seca, sedação, tremor, suor excessivo, diminuição da libido, dor de cabeça, entre outros.
O uso dos antidepressivos é primordial na cura de casos de depressão ou ansiedade.
Em caso de demencia ou déficits de memória devem ser usados outro tipo de medicamento como, por exemplo, os Anticolinesterásicos.
Em caso de dúvidas em relação a remédios e possíveis doses ou efeitos colaterais dos mesmos, estou â inteira disposição para maiores esclarecimentos. Entrem em contato conosco já.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo