• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Alterações no paladar na terceira idade

 

 

O envelhecimento é considerado um processo natural, mas apesar disso ele submete o organismo a alterações anatômicas, funcionais, metabólicas e psicológicas, sendo que todas comprometem a alimentação e o organismo de uma maneira geral. Com o avançar da idade, o idoso possui maior risco de apresentar problemas nutricionais, pois o envelhecimento diminui a capacidade de ingerir, digerir, absorver, e metabolizar os nutrientes do alimento.Outra mudança fisiológica observada é a diminuição natural dos botões gustativos, o que também altera a percepção do paladar, afetando o consumo alimentar.

 

A perda do paladar também está associada a função olfativa alterada que influencia na percepção do sabor. Sensações de sabor como, pizza, chocolate, morango, menta etc. são dependentes do estímulo de receptores olfatórios.
Já percebeu que quando você está gripad@, ou com o nariz entupido fica mais dificil sentir o sabor do que está comendo? Pois o ar fica impedido de passar e estimular tais receptores.
Por isso pessoas mais velhas costumam apresentar diversas mudanças no consumo alimentar como por exemplo aumento do consumo de sal e açúcar, perda do prazer em comer, desinteresse e desmotivação com a vida, principalmente para aqueles que tinham uma relação saudável e de prazer com os alimentos.

Isso deve ser observado pela família ou por quem tem mais contato com o idoso, consulte um nutricionista especializado se necessário. A avaliação do estado nutricional do idoso é considerada complexa em razão da influência de uma série de fatores que necessitam ser investigados detalhadamente, visando diagnóstico nutricional mais preciso, que possibilite intervenção nutricional adequada.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo