• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Depressão pós-parto

 

 

A depressão pós-parto, também pode ser chamada de depressão puerperal (até 42dias do nascimento do bebê), ocorre logo após a mãe ter dado a luz um bebê e ocorre devido a fatores emocionais, biológicos e sociais.
Se a mãe já apresentava sintomas de depressão durante a gravidez, a depressão pode se agravar neste período após o nascimento do bebê devido principalmente a oscilações hormonais.

As causas da depressão pós-parto podem ser: gravidez acidental ou sem planejamento, pouco suporte familiar e do parceiro-pai da criança, dificuldade em voltar ao trabalho ou retomar a vida normal após o nascimento do bebê, baixo suporte social, problemas financeiros, conflitos familiares, adoecimento da criança que acabou de nascer, entre outros.

 

Estudos no Brasil tem encontrado uma chance de até 40% da mãe ter sintomas depressivos neste período pós-parto, ou seja, o problema é grande e esta´ sendo pouco visto pelas autoridades, precisa de maior visibilidade e de reconhecimento de todos.

Nem sempre o diagnóstico é de depressão pós-parto. Um quadro parecido é o chamado Blues Puerperal. Uma melancolia ou tristeza inexplicável, vontade de chorar sem motivo que ocorre no período logo após o parto.
Tratamento

O tratamento da depressão pós-parto geralmente é feito por psiquiatra, em regime ambulatorial, com a prescrição de uso de antidepressivos. A amamentação pode ser continuada ou descontinuada conforme o caso. O acompanhamento psiquiátrico regular, exercício físico regular e a psicoterapia são fundamentais para o sucesso do tratamento. Em casos graves, a internação pode ser necessária assim como o uso da Eletroconvulsoterapia (ECT), principalmente em casos de depressão grave, com sintomas psicóticos ou risco de infanticídio. A Estimulação Magnética Transcraniana(EMT) é um tratamento bem promissor e interessante nestes casos descritos aqui.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo