• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Obesidade é safadeza?

August 30, 2017

Todos pensam ou já pensaram que a pessoa com sobrepeso e obesidade come por gulodice ou pura safadeza…

 

 

 

..mas será que isso é verdade mesmo? Não seria um preconceito de nossa parte? Não seria gordofobia? A priori já posso dizer que nós temos mais preconceito dentro de nós do que pensamos e ousamos pensar…nós todos temos “pré - conceitos”; fomos criados em uma sociedade conservadora… 

 

O padrão de beleza atual é a magreza, o padrão anorexia ou top model, os seres esquálidos, sorridentes e com ossos aparecendo desfilando por passarelas ou mesmo na rua. A pergunta que fica é a seguinte: isto é mesmo saudável? Ser muito magro é bom? Fazer cirurgia para deixar o abdômen sarado é a única solução possível? Penso que o ideal seria o equilíbrio entre o gordo e o magro, o meio termo, o padrão atlético ou “meia bomba”. Toda cirurgia envolve riscos e o resultado de curto prazo muitas vezes não se mantém após anos da cirurgia. 

 

Ser muito magro pode trazer problemas como pneumotórax, fraturas por enfraquecimento ósseo e queda da imunidade. Ser muito gordo pode trazer problemas clínicos como diabetes e pressão alta, problemas cardiovasculares (como infarto e “derrame”), varizes nas pernas e problemas circulatórios, maior risco de quedas e fraturas. O problema maior ainda é ser obeso e sedentário, aí você está lascado mesmo, pois a circulação de seu sangue pelo corpo fica muito comprometida e aí você está a um passo de infartar, meu(minha) amigo(a)…

 

Pois é, você deve estar se perguntando agora como você chegou neste ponto, como foi comendo sem parar, sem contar as calorias, como foi comendo compulsivamente e não se deu conta disso. Como isto foi possível mesmo? Algumas vezes comemos para afagar a alma, para aplacar nossos problemas emocionais, para derrubar as nossas angústias e ansiedades, para ser feliz…Mas a felicidade depende de quanto comemos? Podemos comer um pedaço de chocolate para nos deixar felizes, mas se comermos uma barra inteira isso vai nos deixar mais felizes?

 

Teria alguma explicação cientifica para o ganho de peso de algumas pessoas? Sim, com certeza! A obesidade é um distúrbio energético e endócrino. Energético porque consumimos muito mais calorias do que aquelas que gastamos e isto vai se acumular em nosso corpo de algum jeito, especialmente no tecido abaixo da pele, no abdômen e até em órgãos internos como o fígado. Endócrino porque envolve a participação de hormônios e substâncias produzidas pelas células gordurosas (como leptina) e pelo cérebro (especialmente no eixo hipotálamo-hipófise). Há também a influência de outros hormônios, como os hormônios produzidos na glândula tireoide, na glândula adrenal e no sistema nervoso. 

Com certeza há explicações para o excesso de peso em nossos corpos, mas isto também não pode servir de desculpas para comer mais e mais.

 

Tem uma hora em que temos que girar o botão, temos que dizer mais “Eu me amo” e nos cuidar mais,  por exemplo, fazer exercícios fisicos. Temos que melhorar a nossa autoestima, isto ajuda a nos valorizar mais. Se você está mais interessado neste assunto, pode contar conosco, com a nossa equipe do Muticentrosaúde, preparada para lidar com estas questões. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo