• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Depressão e Suicídio: Qual a Relação?

September 26, 2018

Afinal de contas, você sabe qual a relação entre suicídio e depressão?
Pessoas deprimidas se matam mais?

 

Atualmente o número de pessoas com quadro de depressão e que se sentem bastante desesperançosas, desempregadas, sem perspectivas de vida e sem ânimo para nada está cada vez maior . Para estas pessoas, a vida já perdeu o brilho e não vale a pena ser vivida e neste contexto entra a vontade de morrer. Seria papel do Psiquiatra através do uso de antidepressivos e do Psicólogo através da terapia tentar ampliar os horizontes e ajudar a encontrar novos propósitos para a vida deste paciente.

Há vários estudos apontando que pessoas com transtornos de humor se matam 3-4 vezes mais que a população geral. Quando a vida é vista somente em tons de cinza e preto não há muito o que se comemorar ou dar valor, a morte aparece como única opção, especialmente em casos de depressão grave. O uso de remédios psicotrópicos, especialmente antidepressivos, é fundamental para a recuperação de muitos indivíduos.

Devemos enfrentar os mitos desta questão, pois falar sobre o suicídio não aumenta o risco. Apesar de ser um tema tabu, devemos sempre perguntar sobre a questão e histórico prévio em pacientes deprimidos, pois já ter tentado o ato anteriormente, aumenta o risco de haverem novas tentativas de tirar a própria vida. Estar deprimido ou ter um Transtorno de humor também já é por si só um fator de risco para suicídio. Portanto, todo paciente com quadro de depressão, deve ser questionado sobre pessimismo, desejo de morrer ou de se matar, ideais suicidas ou até se há um plano bem estabelecido para cometer tal ato.

Fique atento! Se você tem um familiar ou amigo nesta condição, ajude-o(a) a procurar ajuda especializada de uma equipe multidisciplinar. Nestes casos de depressão com risco suicida é importante o trabalho conjunto de psicólogas(os) e Psiquiatra para melhor evolução do quadro. Não subestime os riscos!!
Boa semana a todos(as)!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo