• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2017 por Multicentro Saúde. 

Taxas de Suicídio

September 26, 2018

As taxas de suicídio estão aumentando aqui no Brasil?

Na verdade, as taxas de suicídio não têm aumentado. Elas atingiram um patamar de estabilidade e ficaram neste nível nos últimos 10 anos. O que tem mudado é a visibilidade sobre o tema "Suicídio", que vem aumentando, o apenas deixa uma impressão de que mais brasileiros estão cometendo suicídio.
A cada 45 minutos, um brasileiro morre vítima de suicídio. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos o suicídio mata bastante, ficando atrás apenas dos acidentes automobilísticos e mortes por causas externas. As principais causas de suicídio nesta faixa etária são problemas emocionais mal resolvidos, abuso de substâncias ilícitas, forte sensação de desesperança ou até depressão e grande impulsividade.

Os índices de suicídio são alarmantes em todo o mundo, mesmo em países desenvolvidos como o Japão. Enquanto aqui no Brasil muitos dados estão

 

 

 

por falta de investigação da causa mortis. Ainda assim, hoje em dia os dados estão mais claros e mais acessíveis via Internet, além de haver mais estudos, e estes são mais bem elaborados e comentados, sobre o suicídio em nosso país.

Segundo estudos atuais o Brasil está entre os países com menores taxas de suicídio no mundo. O motivo disso? Provavelmente tem relação com a menor cobrança social e profissional, maior expressão de afetos na sociedade brasileira, o maior grau de paternalismo e proteção. Além disso há vários estudos apontando que somos um dos povos mais felizes do mundo. E você? Teria alguma hipótese para explicar isso?
Mas só ficar aqui apontando dados não é suficiente para resolver o problema. Então como resolver este problemão? A primeira vista, o melhor a fazer é a prevenção.
A primeira medida de prevenção em relação ao suicídio é falar sobre o tema abertamente e sem preconceitos. E estamos no mês propício para falar de suicídio, afinal de contas Setembro Amarelo é o mês de prevenção e várias campanhas estão sendo veiculadas.

Hoje, no Brasil, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente, em média. O número te assusta? Claro que sim, podemos prevenir estas 32 mortes diárias falando mais de suicídio e de transtornos mentais em geral. 
O que mais assusta é ver políticos ou a própria sociedade em geral debatendo pouco seriamente o assunto e não propondo medidas legais ou de suporte em saúde pública para estes casos.

A prevenção é o melhor remédio, mas não há prevenção sem acesso à saúde de qualidade e tratamento em equipe transdisciplinar. Em caso de dúvidas, procure a Equipe Multicentro Saúde que está sempre disponível a te ajudar

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

É possível controlar a ansiedade ao comer?

April 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 25, 2019

February 13, 2019

January 29, 2019

January 28, 2019

January 23, 2019

Please reload

Arquivo